Live na Twitch

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Instalação dos coolers no gabinete do computador

Uma dica bem rápida pra hoje.

Todo mundo que tem um computador, já pensou em instalar um cooler adicional no gabinete quando se vê com problemas de aquecimento.
Muitas vezes o usuário não tem noção de como instalar o cooler e acaba cometendo erros que ao invés de resolver o problema, acabam agravando.
A instalação de um cooler no gabinete do computador é uma tarefa muito simples. Hoje em dia, as placas mãe dos computadores são dotados de um conector para o cooler do gabinete. A maioria inclusive consegue gerenciar até a velocidade do cooler para garantir o melhor resfriamento e o menor ruído no gabinete. É bom salientar que você antes de instalar um cooler no seu computador, deve procurar o manual a placa mãe para saber se ela suporta essa função, bem como descobrir o lugar correto de conectar o plug do cooler.

A instalação de um cooler no computador deve obedecer o seguinte critério. Se ele for instalado na frente do gabinete (sim os gabinetes mais modernos tem um espaço para isso, bem próximo ao lugar onde ficam instalados o HD), ele deve direcionar o fluxo de ar para dentro do gabinete. Se for instalado atrás do gabinete, ele deve retirar o ar de dentro do gabinete.

Muita gente comete o erro de instalar o cooler na parte de trás do gabinete, mas colocando o fluxo de ar para dentro dele. Isso é errado por uma simples lógica.
O ar frio é mais pesado que o ar quente. Quando ele chega dentro do gabinete ele vai descer para a parte de baixo. Se você instalar um cooler na parte de trás, injetando o ar para dentro, ele vai ser sugado logo em seguida pelo cooler da fonte. Não vai haver circulação de ar efetiva no gabinete.
O correto é o ar frio entrar pela parte de baixo, resfriar os componentes, se tornar quente e subir, sendo removido pelos coolers da parte superior.
Por isso que a fonte do computador é montada na parte superior do gabinete, na parte de trás e ainda puxando o ar quente de lá de dentro do gabinete.

Para fazer o fluxo correto, e mais efetivo no funcionamento. Instale o cooler na parte da frente, injetando ar frio para dentro do gabinete. Com isso ele vai passar pelos componentes, vai resfriar tudo e o cooler da fonte vai fazer a exaustão do ar quente. Você vai garantir uma melhora no fluxo de ar interno no gabinete bem como o resfriamento.
Ao instalar o cooler na parte de traz, sempre o faça para que ele puxe o ar quente para fora do gabinete.

Se seguir essa dica, seu computador estará bem mais refrigerado.

Até o próximo post.

8 comentários:

  1. Já tenho um cooler na parte da frente e meu gabinete tem furação na lateral baixa. Posso colocar outro ali? Vale a pena?

    ResponderExcluir
  2. No caso não precisa colocar ali embaixo. Ali é apenas para ter uma ventilação melhor onde ficam instaladas as placas PCI e PCIex do computador. Apenas deixe o cooler da frente corretamente instalado e você não terá problemas.

    ResponderExcluir
  3. Meu pc se desliga do nada. Principalmente quado estou jogando e em dias quentes. Tenho certeza que o problema é no cooler. Quero trocar ele. O que faço?

    ResponderExcluir
  4. Kra muito show esta dica, vou te confessar, tenho muita coisa dentro do meu Pc, Placa de video, tres Hds, 2 dvd driver,leitor de cartões, placas de extensão e umas cositas más, tenho tres coolers nele, mais todos voltados para dentro, um na frente junto aos hds outro em cima junto com o da Cpu e um "Atras" soprando ar para dentro. este vou trocar.
    Jimmy Farias
    Só pra acrescentar que aprendi mais esta.

    ResponderExcluir
  5. Caros leitores, como já foi dito é preciso tomar cuidado com a colocação de cooler adicional no seu PC. 1-Instalar se possível um na parte frontal do gabinete, soprando o ar para dentro, usar uma fonte de watt real que o cooler é maior, manter o cooler do processador de acordo com o fabricante. 2- Se o se PC nao tiver o cooler traseiro, instale-o na parte superior, puxando o ar sempre para fora. Se o seu gabinete suporta ou tem furaçoes para colocar cooler maiores, coloque-os e de preferência para os que trabalham com rolamentos e não buchas para evitar vibrações e ter uma vida útil maior. É bom tomar cuidados ao colocar coolers ou ventiladores soprando direto na placa principal, porque os mesmos além de levar muita sujeira, poderá também levar umidade causando a oxidação prematura de todos os componentes. Agende uma limpesa preventiva no interior de sua máquina e boa sórte - Osny José Arantes - Juiz de Fora - MG

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, mas seu post não explicou muito bem. Como se instala esses coolers no gabinete? O fio do cooler é muito pequeno, é impossível ligar na placa-mãe.
    E em relação ao tipo de cooler? Aquele pra processador pode ser aproveitado pro gabinete?

    ResponderExcluir
  7. Lendo hoje este post não pude me furtar a oportunidade de perguntar:
    Por que as fontes, em gabinetes mais elaborados, são instaladas na parte de baixo e não na parte superior destes gabinetes?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque nos gabinetes modernos que instalam as fontes na parte de baixo, não usam a fonte como circuito da circulação de ar. Se você reparar nesses gabinetes, a fonte puxa o ar do "chão" do gabinete e joga pra fora logo em seguida. A fonte nesse caso não faz parte do fluxo de ar desse tipo de gabinete. Ela apenas puxa o ar de baixo, passa por dentro dela que joga fora logo em seguida. Nesse tipo de gabinete, há um cooler na parte superior dele, que faz o trabalho que a fonte faria, se ela fosse instalada na parte de cima.
      Essa configuração é melhor porque o ar quente que passaria por todo os componentes do gabinete, e fosse removido pelo cooler da fonte, não passa por ela aquecido. A fonte nessa configuração não fica saturada com o ar já aquecido de dentro do gabinete.

      Excluir