Live na Twitch

sábado, 11 de julho de 2009

3RL

Quem é dono de um Xbox360 sabe ou já ouviu falar das 3RL. Quem conhece teme ela, desde o primeiro dia que compra o console.

O Xbox360 é um console de ultima geração que possui uma biblioteca de jogos em alta definição invejável e uma rede online fora de série, que mantém todos os usuários assinantes do serviço em contato, para jogar ou manter uma rede social. Essa rede se chama Xbox Live.
É difícil a primeira vez que se experimenta a Live, deixar de usa-la novamente. O serviço é um dos mais completos e bem feitos em termos de jogos online. Nessa rede não só apresenta conectividade online para os jogos e jogadores, mas também é uma vasta gama de conteúdo, como filmes, clipes musicais e seriados que são disponibilizados aos assinantes. Ou seja, o sistema Xbox360 + jogos + Live, proporciona uma experiência única em jogos de videogame.

Mas nem tudo é sonho e perfeição no mundo do Xbox360. Como nada que o homem cria é perfeito, o Xbox360 sofre de um mal apelidado pelos usuários de 3RL. O console sofre com isso dês de que foi criado e várias versões de placas para esse console foram sendo lançadas na tentativa de sanar o problema. Até agora nenhuma delas resolveu o problema de vez. As versões das placas do Xbox360 incluem as: Launch, Zephyr, Falcon e a mais atual, Jasper.

A primeira versão, Launch, vinha com chipsets de 90nm, que aquecia muito gerando um calor infernal no console. Como consequência o console não durava muito e a solda que "prende" o os componente principais do console se deteriorava, causando pane no sistema.
Na versão Zephyr, foi incorporado um dissipador maior, que permitia uma extração melhor do calor do interior do console. Mas ainda sim o console aquecia bastante. Os chipsets ainda eram de 90nm.
A versão Falcon, tinha sido prometida como a versão que findaria as 3RL. Essa versão vinha com o chipset de video em 90mn e o chipset processador em 65nm, além do dissipador maior. Mesmo assim, as 3RL não findaram com essa estratégia e hoje as placas Falcon são consideradas mais problemátias que as anteriores Zephyr.
Hoje a placa do momento é a Jasper, (não é Jaspion, como dizem por ai). Ela vem com os dois chipsets, o de video (GPU) e o processador (CPU) ambos feitos em 65nm. Com chipsets menores, você tem um baixo consumo de energia e consequentemente, uma dissipação de calor menor.
Até agora é a placa que apresenta menos problemas. Até quando não se sabe...

Mas afinal o que são as 3RL.
Bem as 3RL nada mais são do que um código de cores vermelhas que aparece no anél luminoso do console. Num estado normal, alí naquele anél, são apresentados quais controles ou acessórios estão sincronizados com o console, sinalizados por quadrantes na cor verde.




Quando o console apresenta uma falha geral de hardware, ali naquele anél irão piscar em cor vermelha 1, 2, 3 ou 4 luzes. Normalmente a falha mais grave faz acender 3 luzes. Ou 3 "Red Lights". A abreviação desse, resulta então em 3RL.

As RL's podem significar N problemas. Dependendo de quantas luzes acendem, indicam uma falha específica. E ainda mais, é possivel indentificar em um sub-código que aparece no anél luminoso, qual problema está ocorrendo com o console. É um diagnóstico preciso do problema que fez o seu jogo preferido parar de funcionar.

Esse sub-códigos são formados pelo número de luzes que vão se acender em 4 etapas de um teste. Através do número formado por 4 dígitos é possivel identificar a causa da parada do sistema.
A identificação do erro agiliza o concerto do console.

A dica que eu vou dar nesse post é justamente para identificar qual erro está ocorrendo com seu Xbox360. Com a ajuda de um site, é possivel atravez do código saber qual erro, e até tentar saná-lo com um MOD. Futuramente irei postar "MODs" para o Xbox360, incluindo justamente concertos para 3RL e afins.

Para identificar o código de erros das RL's é muito simples.

Com o console apresentando as luzes vermelhas, segure e mantenha o botão de sincronizar apertado (aquele que você usa pra sincronizar os acessórios com o console), e logo em seguida pressione uma vez o botão "Eject" da bandeja do console. Anote a quantidade de luzes que vão permanecer acesas. Faça isso, mais três vezes, anotando em cada uma o número de luzes que ficam acesas. No final você terá um código numérico de 4 dígitos. Importante ressaltar que quando se apresentam quatro luzes acesas, você deve considerar o número como sendo "0" e não "4" e você deve manter o botão de sincronizar pressionado em todo momento até anotar todos os 4 digitos.
Depois disso, vá até esse site aqui: Xbox Xperts e procure a seção "Xbox Repair Guide". Selecione a quantidade de RL's que estão aparecendo e clique em "Start WalkThrough", no campo "Secondary ErrorCode:" digite os números que você anotou no teste do seu console e clique em "Start Analysis". Logo em seguida o site irá mostrar o erro que está ocorrendo no seu console, bem como qual MOD deve ser feito para tentar sana-lo.

Um exemplo prático:

São 3RL no anél luminoso,
Ao pressionar segurar o botão de sincronizar e pressionar o eject:

1ª vez você obteve 4 luzes = 0
2ª vez, você obteve 4 luzes = 0
3ª vez, você obteve 2 luzes = 2
4ª vez, você obteve 2 luzes = 2

No final você tem o código de erro 0022. Pelo site, você descobre que esse erro é causado por um problema na distribuição elétrica do console, ou solda com problemas entre a GPU e o chip HANA. O site indica verificar curto-circuitos na placa do console, na parte dos reguladores de tensão que fornecem a energia para o funcionamento da GPU ou Chipset HANA. Indica também a ressoldagem desses componentes.

O site do Xbox Xperts está em inglês, mas já é uma ajuda né.

Futuramente irei postar os MODs para sanar os problemas mais comuns do Xbox360.

Agora me digam: De que adianta ter um console porreta, os jogos mais legais, o sistema online mais bem feito de todos e de uma hora pra outra perder tudo por um erro de projeto que nunca é sanado?
Me digam, porque?

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário