Live na Twitch

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Gravação de imagens de CD

Essa dica é bem simples, mas a maioria das pessoas se atrapalha com isso. Gravação de uma imagem em CD/DVD.
Não estou falando de você colocar as fotos das suas férias no CD/DVD pra deixar guardadinho. To falando das imagens de CD/DVD, aquelas que normalmente vem no formato .iso ou .nrg por exemplo.
Esses arquivos são a representação física dos dados contidos num CD/DVD. Eles existem para que você possa reproduzir uma cópia exata de um disco.
É comum baixar esse tipo de arquivo da Internet. Normalmente eles são arquivos de jogos, CDs de musica ou DVDs de vídeo. Mas muita gente também comete um erro crucial ao tentar refazer o disco. O leigo sempre grava o disco, como um disco de dados, mas coloca o arquivo .iso ou .nrg dentro do disco como se fosse uma foto ou música ou outro arquivo. Consequência? Nunca irá funcionar assim.

O correto é "queimar" a imagem no disco, usando algum programa para gravar CDs que dê suporte a imagens de disco.

Um excelente programa e gratuito é o ImgBurn. Com ele é possível gravar as mais diversas imagens de CD/DVD com extrema facilidade. O programa ainda conta com tradução para o português se você preferir, bastando baixar um arquivo de tradução no site do fabricante.

O programa é bem simples mas é extremamente compatível com a maioria das imagens para CD/DVD mais comuns. Também é possível com ele, fazer o inverso. Criar uma imagem a partir de um disco.

O processo é simples e não exige muita explicação. O programa é auto explicativo, vamos assim dizer. Se você baixar a tradução, fica ainda mais fácil utilizar o programa.

Então fica ai a dica pra quem não sabe por onde começar a gravar as imagens.

2 comentários:

  1. Já tenho o Nero. Aconselha trocar pelo Imgburn/

    ResponderExcluir
  2. O ImbBurn é apenas para gravar esse tipo especifico de imagem de CD, por ser muito mais compatível que o Nero. Deixe o Nero para montar os seus CDs normalmente e instale o ImgBurn para poder gravar qualquer tipo de imagem de CD.

    ResponderExcluir