Live na Twitch

domingo, 6 de setembro de 2009

"Revivendo" as baterias recarregáveis "mortas"

Olá galerinha!

Depois de mais de um mês sem postar nenhuma dica, resolvi passar aqui para dar movimentada no blog.

Hoje, tenho uma dica que acredito será muito útil para aqueles que usam baterias recarregáveis.
Normalmente as batarias recarregáveis, aquelas que a gente usa nos equipamentos eletrônicos, como câmeras digitais, joysticks de videogame, MP3 e etc, tem um tempo de vida útil. Engana-se quem acha que essas baterias duram pra sempre. É quase certo, que depois de algumas centenas de recargas, a bateria não mais funcione da forma plena como funcionava. Muita gente também não sabe, que a maioria das baterias devem ser utilizadas da forma correta. Não se deve recarregar uma bateria, se ela não está totalmente descarregada. Fazendo isso, a bateria pode sofrer de um problema chamado de "efeito memória". O que seria esse efeito memória? Bem, basicamente a bateria não carrega até o patamar máximo de sua capacidade. Seria basicamente isso.
Para evitar esse tipo de problema, deve se carregar a bateria e só recarrega-la quando essa estiver totalmente descarregada. Inclusive existem carregadores que descarregam as baterias antes de recarrega-las para evitar esse tipo de problema. Se a sua bateria está sofrendo desse mal, essa dica pode "revive-la".
Ressalvo aqui que essa dica só serve para as baterias de Niquel-Cádimo. As baterias de íons de litio não sofrem do "efeito memória" e não devem passar por esse método. Esse tipo de bateria quando não "pega" carga, deve ser descartada nos locais apropriados para coleta. Nunca jogue nenhum tipo de bateria, no lixo doméstico, isso acarreta sérios danos ambientais. Descarte as pilhas em postos de coleta. Pelo menos você estará fazendo sua parte e preservando o meio ambiente que você vive.

Bem, vamos a dica:

Quando uma bateria "pega memória" e não carrega mais até a sua capacidade máxima, você pode tentar aquece-la antes de recarregar. Isso ajuda a "soltar a química" dentro da bateria. Na verdade acelera a migração das cargas eletricas nos terminais, ajudando na carga, simplificando.
Quando digo aquecer não é pra tacar fogo na bateria, é extremamente perigoso atirar uma bateria (de qualquer tipo) ao fogo, ela explode violentamente além de causar algum acidente.
Para aquecer a bateria de forma segura, pegue uma vasilha com água e ferva. Espere esfriar um pouco, ao ponto do toque, mas que ela ainde continue um pouco mais morna. Pegue as baterias e coloque dentro de um saco plástico lacrado, remova o ar do saco plástico, de forma que não entre água em contáto com a bateria e coloque-as na água morna. Logo que as baterias estiverem quentes, retire-as do saco plástico e recarregue-as. Use um carregador de qualidade e de preferência no carregamento lento. Se seu carregador for daqueles que carregam as baterias em 2 horas , use um que carregue em 4 ou 6 horas, será melhor para a "revitalização" da bateria.
Ao fim da carga, instale as baterias em algum equipamento e descarregue-as de modo contínuo até que ela esteja totalmente vazia. Use uma camera fotográfica e tire fotos a doidado até a bateria perder a carga novamente. Deixe a bateria descansar por 1 hora e volte a repetir todo o processo. Faça isso 3 vezes e na última vez que descarregar as baterias, deixe-as descansar por 1 dia. Depois recerregue normalmente e use-as como de costume. Elas devem ter voltado a pelo menos 80% da capacidade máxima de carga.
Se ao final de tudo, a bateria não reagir ao "tratamento", é sinal de que não há mais jeito e será necessário substituir as mesmas e descartas as ruins na coleta apropriada.

E lembre-se, baterias de Níquel-Cádmio só devem ser recarregadas quando a sua carga estiver totalmente extinguida, caso contrário você será pego pelo "efeito memória".

Um abraço a todos e até a próxima.

12 comentários:

  1. Como sempre excelentes informações, úteis e...de graça.
    Me informe que tipo são as baterias NI-MH.
    (Pode ser via tel, viu?)
    Um abraço do tio chato

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica. Depois de 3 meses sem usar meu Xbox, quando fui ligar o controle a bateria nem funcionava nem carregava mais. Fiz esse procedimento e quando fui carregar, vi que a bateria estava cheia, nem preciso carregar. A carga durou as usuais 12 horas da minha bateria e voltou a carregar normalmente. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica! Meu carregador nem acendia mais, agora está carregando normalmente!

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica, pra min funcionou...Obr

    ResponderExcluir
  5. Legal a dica, deu uma sobre vida as baterias que eu tinha jogadas na gaveta.

    ResponderExcluir
  6. Cara, você é FERAAAAAA. Salvou minha vida aqui! Eu tenho um aparelho que usa uma pilha recarregável cujo padrão é totalmente fora do de costume (AA ou AAA). Eu QUASE comprei um aparelho novo achando que fosse problema nele quando felizmente achei seu post aqui na rede e fiz o esquema de aquecer a pilha. Funcionou de prima! Grato mesmo por compartilhar este conhecimento. Forte abraço e sucesso pra ti! José Augusto - Itu SP

    ResponderExcluir
  7. Muito mas muito obg por essa dica tava ficando maluco sem joga Video game que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!Comprei baterias para telefone sem fio. Novas. Na caixa. Desconfiei da embalagem amarelada. pilha velha e nunca usada. Está no meu carregador do telefone sem fio. Quente, mas não carrega uma linha. Será que vale a pena tentar ressuscitação na água quente ou devo voltar a loja e trocar?

    ResponderExcluir
  9. Está a três dias no carregador do telefone...

    ResponderExcluir
  10. Você tem alguma dica de como recuperar bateria de celular?

    ResponderExcluir
  11. Tem que fazer o processo da água quantas vezes ?

    ResponderExcluir