Live na Twitch

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mais um fix para o Bug do Windows to Go

Pessoal, eu fui pego novamente por esse maldito bug que insiste em dizer que eu estou executando o Windows To Go no Windows 8 sem ao menos estar.

Não satisfeito em ter que imaginar novamente formatar a máquina, resolvi fuçar no registro do sistema pra tentar dar um fix nisso de vez. Descobri algo que gostaria de compartilhar com todos.

É possível desabilitar essa MERDA de bug, que a Microsoft insiste em não fazer um hot-fix. Desse jeito o seu computador sai do loop e inicia normalmente.
Ainda sim é preciso fazer o procedimento do post anterior para que seja "limpa" a flag no pendrive ou unidade externa. Em todo caso esse procedimento que irei passar é mais fácil de se resolver do que o anterior.
Espero que a Microsoft tome vergonha na cara e arrume essa BAGUNÇA que está tirando o sono de muita gente.

Para remover o bug e voltar seu PC a funcionar normalmente faça o seguinte:

Na barra de pesquisa, digite 'regedit' (sem aspas, duh!) e abra o editor de registro

Navegue pela árvore do registro no seguinte caminho:

'HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control'

Do lado direto procure o parâmetro:

'PortableOperatingSystem'

Dê um duplo clique e altere o valor de '1' para '0', clique em 'Ok' e confirme a mudança da chave no registro.

Feche o editor de registro e DESLIGUE o computador. Não reinicie, pois o bug não vai parar se fizer isso. Tem que DESLIGAR o computador normalmente.

Ao religar, se o Universo conspirar a seu favor, o sistema estará trabalhando normalmente sem estar rodando em modo Windows To Go.

Se caso você volte a plugar uma unidade que ative novamente esse modo de trabalho do Windows 8, terá que fazer a limpeza da flag nessa unidade também. Para isso basta seguir o post passado para que tudo se resolva.

Espero que a Microsoft resolva isso o quanto antes, muitas pessoas passam pelo mesmo problema e não conseguem resolver tal problema.

Ufa, agora que eu te ajudei, deixe um comentário abaixo dizendo se deu certo ou não, para que outras pessoas com o mesmo problema possam tirar suas dúvidas.

Até o próximo post.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bug do Windows To Go



Olá amigos do blog.

O pessoal já até se acostumou, só passo aqui quando encontro algo que realmente dá dor de cabeça pra alguns e a maioria não consegue resolver. Normal né? Encher a internet de inutilidades já basta, então sou daqueles que só compartilha uma coisa quando realmente é necessário.

Bem a bola da vez é um bug (nojento, irritante e infernal) no novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. Um excelente sistema por sinal, leve, objetivo e principalmente com um preço justo.

Esse bug é relativo ao Windows To Go, um recurso encontrado no Windows 8 Interprise que permite rodar o Windows 8 diretamente de uma unidade de armazenamento externo (um pendrive por exemplo) e leva-lo pra onde quiser.
Este recurso não está disponível no Windows 8 Pro, que é vendido no varejo, mas o Windows 8 Pro permite iniciar automaticamente o Windows To Go sempre que um pendrive com este Windows for colocado no sistema por padrão. Ai que entra o grito da macaca.

Existe um bug que faz com que o Windows 8 Pro entre em "loop" e nunca saia do modo Windows To Go. Mesmo que você tenha removido, ou desligado o sistema corretamente. Toda vês que você colocar qualquer pendrive no PC, ele entra nesse modo e não sai nem pela reza do Papa as margens do Rio Jordão.

Quando um pendrive é preparado para funcionar com o Windows To Go, o sistema grava uma flag no pendrive. Pra quem não sabe, flag seria no caso um bit de controle na MBR do pendrive, que não pode ser apagado simplesmente formatando o pendrive.

O bug ocorre quando o sistema identifica essa flag no pendrive, e como não existe nenhum Windows To Go dentro dele, ele não consegue "fechar" o sistema e entra em loop, esperando que o pendrive seja finalizado.

Mesmo que você tire o pendrive, e reinicie o computador, o bug ainda acha que o sistema que está rodando é o Windows To Go.

Atualmente só existe um jeito de resolver esse problema. Formatando ou restaurando completamente o sistema e removendo do pendrive a flag do Windows To Go.

Para remover a flag do Windows to Go de dentro de uma unidade de armazenamento externo, é necessário apagar a unidade em level 0.

Para fazer isso basta seguir os seguintes passos:

Aponte com o mouse no canto inferior esquerdo, clique com o botão direito e selecione "Prompt de Comando (Admin)

Entre com os seguintes comandos (sem as aspas).

Com o prompt aberto, digite: "diskpart" e tecle enter.

Agora digite: "list disk" e tecle enter.

Procure na lista o seu pendrive, facilmente identificável pelo tamanho correspondido a ele.

Anote o número correspondente ao que consta o pendrive.

Agora digite "select disk" (e o numero do drive correspondente ao que você viu no comando list disk) e tecle enter.

Para confirmar se o drive correto está selecionado, você pode novamente dar o comando "list disk". O drive que está selecionado irá aparecer com um asterisco ao lado.

Agora digite o comando "clean". O diskpart irá zerar cluster por cluster do pendrive, apagando completamente ele, incluindo ai a flag do Windows To Go.

Após do termino (que é mais demorado que uma formatação normal) o seu pendrive ficará inacessível e não poderá ser formatado pelo Windows da forma tradicional.

Agora clique com o botão direito no canto inferior direito e clique em "Gerenciamento de Disco", selecione a unidade que é o seu pendrive, clique com o botão direito e escolha formatar. Então basta seguir o assistente para que ele formate novamente o seu pendrive e ele se torne acessível.

Agora, execute uma restauração completa do sistema. Seja formatando o computador ou usando o recurso de remover tudo e reinstalar o Windows, disponível no menu "Geral" nas configurações da interface Metro.

Até o momento, uma correção não foi feita pela Microsoft e não se sabe como a flag é gravada no pendrive de forma que não possa ser demovida ou identificada de forma correta, impedindo o Windows de iniciar corretamente.

Descobri isso a duras penas, e espero que uma correção via Windows Update possa ser disponibilizada logo, pois esse bug é completamente grotesco. Não se sabe quando ele pode atacar novamente com qualquer pendrive da vida.

Se alguém tiver uma informação mais pratica que esta, que não necessite formatar a máquina toda, por favor, compartilhe conosco porque ter que formatar o sistema todo só pra inicializar ele corretamente é algo fora do normal pra mim.

Até o próximo post!